Na Mediateca do MdP estão disponíveis uma série de conteúdos audiovisuais e multimédia de apoio à visita e leitura da paisagem. Aqui pode encontrar e descarregar um conjunto de podcasts, filmes, produtos multimédia e ligações para conteúdos externos, úteis para uma reflexão e conhecimento mais amplos sobre paisagem.



Podcasts

A série de podcasts "Território Tejo" disponibiliza em versão áudio parte dos textos dos itinerários descritos no livro "Ler a Paisagem: Território Tejo". A proposta é que o visitante percorra esses itinerários, descobrindo a paisagem da bacia hidrográfica do Tejo, ao som destas leituras. Estes textos, produzidos pela equipa do MdP, pretendem proporcionar ao leitor um outro olhar sobre a paisagem deste território, facultando novas perspetivas que possam enriquecer e complementar a sua leitura e interpretação. 

 

Filmar a Paisagem

A série Filmar a Paisagem consiste num conjunto de 33 curtas com base documental, realizadas ao longo da bacia hidrográfica do Tejo entre março de 2018 e março de 2019. Os episódios diferenciam-se em 4 linhas narrativas, definidas por um dispositivo fílmico particular. Com durações variáveis, cada linha é resultado de uma imersão num dado percurso ou relação com a paisagem do Tejo, depois traduzida para uma linguagem audiovisual.

 

App One More Place

One More Place? É a pergunta que o seu telemóvel lhe fará ao instalar a aplicação. Quer conhecer um novo lugar? Um novo ponto de vista? Uma nova paisagem? A aplicação móvel "One More Place?" desafia e auxilia os seus utilizadores na visita e leitura de paisagens.

"One More Place?" é um protótipo funcional de uma app de apoio à visita de sítios com valor paisagístico, cruzando informação sobre uma determinada paisagem, a sua localização e a experiência do utilizador. Este protótipo é a infraestrutura base da futura app do MdP, desenvolvida em parceria com o Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL), cuja implementação e carregamento de conteúdos está ainda em desenvolvimento.

Colabore com o Museu da Paisagem e integre a equipa de voluntários para a recolha e carregamento de conteúdos do "One More Place?". Se estiver interessado em participar, ou se precisar de mais informações, não hesite em contactar-nos (info@museudapaisagem.pt). Consultar aqui.