Melro-Azul (Monticola solitarius)

A exposição Sons e matérias da paisagem oferece uma experiência interativa na qual o público navega em duas sequências fotográficas, podendo combinar imagens entre elas e observar montagens visuais, que mergulham nas qualidades das matérias das paisagens do Tejo, ao som do canto das suas aves. As fotografias, que captam diferentes lugares da bacia hidrográfica do Tejo, da autoria do fotógrafo Duarte Belo, foram posteriormente sujeitas a vários processos criativos, ao longo do desenvolvimento da exposição, nomeadamente: a seleção das imagens, dando ênfase a planos aproximados que evidenciassem a tessitura das matérias paisagísticas e o seu reenquadramento, de modo a que melhor ocupassem o espaço delimitado pela superfície do ecrã. Sempre que um par de fotografias se forma, escuta-se o som de uma ave que habita em ambos os lugares. Estes cantos de aves do Tejo, recolhidos pelo músico e sonoplasta Magnus Robb, são assim o fio de ligação de um território sensorial composto por paisagens sonoras e visuais fragmentárias.

 

 

 

Duarte Belo é licenciado em arquitetura e, paralelamente à sua atividade inicial nesta área, desenvolve projetos em fotografia. Expõe individualmente desde 1989 e está representado em diversas coleções públicas e privadas, em Portugal e no estrangeiro. Já desenvolveu a atividade de docência e participa regularmente em seminários, congressos e debates. De uma obra documental extensa, centrada no levantamento fotográfico da paisagem e das formas de ocupação do território, são de destacar as obras Portugal – O Sabor da Terra (1997) e Portugal Património (2007-2008).

 

Magnus Robb é um músico de formação que, em meados dos anos 90, começou a gravar o canto de aves. Inicialmente os sons das aves eram integrados nas suas composições mas, progressivamente, transformaram-se no seu centro de atenção. Magnus Robb integra a equipa do projeto The Sound Approach que desenvolve um dos maiores arquivos privados de sons de aves do mundo. The Sound Approach pretende divulgar o canto dos aves e aumentar a exigência dos critérios que presidem ao uso de sons para fins de identificação de aves.