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Propostas de atividades
O Serviço Educativo do Museu da Paisagem disponibiliza um kit com oito propostas de atividades para serem desenvolvidas autonomamente por professores, educadores, mediadores, famílias ou outros leitores e exploradores de paisagens.
Com este projeto pretendemos contribuir para uma cidadania paisagística do território português através de um conjunto de oficinas que promovem atitudes cidadãs ambientalmente despertas e ativas e, nesse quadro, uma mediação interventiva das organizações socioculturais junto dos seus públicos.
O conjunto de oficinas do nosso Serviço Educativo têm por base o livro “O que há neste lugar? - Guia de exploração da paisagem”, de Maria Manuel Pedrosa e Joana Estrela, editado pelo Museu da Paisagem.

Atividade 1: Segue a pista!
Os participantes escolhem vários elementos da paisagem como pistas de uma narrativa que está por contar. A paisagem contém diferentes histórias (reais ou ficcionadas) que cada equipa terá de revelar.
Objetivos: Apurar a leitura da paisagem através da ligação dos elementos que a compõem; despertar a capacidade de escrever e contar histórias a partir do que se revela em cada lugar.

Atividade 2: Viagem no tempo
Ao longo de uma breve caminhada os participantes são convidados a fazer uma observação cuidada da paisagem, anotando e registando todos os elementos que a constituem. No final organiza-se a recolha. Que elemento chegou primeiro a este lugar? A escola, a casa na encosta ou a rocha atrás dela?
Objetivos: Identificar os elementos que existem na paisagem e a que tempo pertencem. Contar a evolução do lugar com base nesta identificação.

Atividade 3: Paisagem 360º
Em círculo, virados para a paisagem, os participantes desenham a sua perspetiva do lugar. No final, os vários desenhos são dispostos em círculo e cada participante é convidado a colocar-se no centro e rodar 360º. Somos todos paisagem...
Objetivos: Sensibilizar para uma leitura cuidada da paisagem e para a subjetividade do seu registo; questionar sobre onde começa e termina a paisagem.

Atividade 4: A minha vida dava um mapa
Somos as paisagens que habitamos e cada um tem as suas paisagens únicas. Os participantes vão criar um mapa com os lugares e as paisagens que foram/ou ainda são marcos na sua vida.
Objetivos: Perspetivar a paisagem como meio transformador da nossa identidade através das marcas existenciais, sociais e culturais que os lugares que habitamos deixam em nós.

Atividade 5: Há paisagens perfeitas?
Como transformar a paisagem? O que faria de diferente um agricultor, um biólogo ou um construtor? Uma assembleia comunitária, constituída pelos participantes, vai debater o que fazer na paisagem, colocando em evidência que as questões da paisagem são sempre questões de tensão e, por vezes, objeto de conflito.
Objetivos: Sensibilizar para o registo subjetivo da paisagem e a diversidade de expetativas que existe acerca da sua transformação; identificar a importância de gerir as tensões que resultam de atividades e interesses distintos.

Atividade 6: Desenrola o fio!
Cada participante representa um elemento da paisagem que, ao longo da sessão, vai ficando ligado aos restantes participantes com um fio de lã. O fio e as relações que nos ligam à paisagem vão-se revelando.
Objetivos: Ilustrar como todos os elementos naturais e humanos estão ligados numa relação de causa e efeito e de como essa interligação intervém no equilíbrio da paisagem.

Atividade 7: Liga o som!
Estamos sempre a ouvir, inevitavelmente (a menos que tapemos os ouvidos), e, muitas vezes, ouvimos sem intencionalidade. Vamos escutar tentando adivinhar o que há. Os participantes fecham os olhos durante cinco minutos. Que sons identificam à frente, atrás, de cada um dos lados, no solo, em cima... A que paisagem pertencem esses sons?
Objetivos: Estimular a capacidade de escuta e explorar a paisagem a partir dos seus sons; estabelecer uma relação entre os sons e as transformações humanas na paisagem.

Atividade 8: Zoom in/zoom out
Após uma observação à distância, os participantes atravessam a paisagem, fazendo um “zoom in” na leitura desse lugar. Quando regressarem ao ponto inicial, será que a paisagem ainda é a mesma?
Objetivos: Questionar o que acontece quando atravessamos a paisagem a pé; apurar a capacidade de observação e de reflexão sobre o antes e o depois da travessia.