Como visitar este museu
Criar um Museu da Paisagem é um desafio enorme. Desde logo pela impossibilidade de se colocar a paisagem num edifício, para ser exposta e visitada como num museu tradicional. Por outro lado, a paisagem resulta de um sistema vivo, de uma interação permanente entre fatores humanos e naturais, não sendo por isso estática e estando em permanente transformação. O que é inventariado e registado num dia já não será exatamente igual no dia seguinte e, por vezes, fruto de uma transformação abrupta, uma paisagem dá lugar a outra num curto espaço de tempo. Simultaneamente, há ainda as questões da perceção, porque a paisagem também depende do modo como a apreendemos, havendo por isso tantas paisagens como o número de pessoas que as leem. Por tudo isto, a visita e programação deste museu são infinitas.
O Museu da Paisagem tem sede online, mas não é um museu virtual. Os registos e leituras de paisagens aqui apresentados não substituem as suas correspondentes reais. Queremos que os nossos visitantes tenham contacto com o real, que atravessem a paisagem, a sintam, a explorem e a habitem. Os conteúdos que pode encontrar neste museu serão sempre complementares à sua visita. Contudo, não se pretende aqui fornecer apenas um conjunto de factos e informação técnica de apoio às visitas, mas ser também mediador, acompanhar o visitante ao longo de um percurso, de uma viagem, na qual se partilham experiências, sensações, pensamentos, leituras e interpretações de paisagem.
Esta sede online será essencialmente um ponto de encontro. Um local que nos informa sobre atividades a decorrer. Um local onde se recomendam livros e filmes sobre paisagem. Um repositório de pontos e linhas de observação de paisagem, com imagens e textos que nos ajudam na sua leitura. Um espaço de exposição e reflexão para autores que trabalham o tema da paisagem. Um portal de ligação a uma Paisagem em Rede, com projetos e entidades que a trabalham sob diferentes âmbitos, escalas e territórios. E um arquivo que, com o tempo, nos dará conta das transformações da paisagem portuguesa.
Esperamos por si para este encontro com a paisagem. Boa visita!