Este site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação.Ao clicar em qualquer link nesta página, está a dar o seu consentimento para que possamos configurar cookies.
Apresentação do livro “Arquivos de Bouça Fria”, de Daniel Moreira e Rita Castro Neves, com os autores, Jorge Gaspar e Susana Ventura. Academia das Ciências, Lisboa. Junho de 2022.
O livro “Arquivos de Bouça Fria”, editado pelo Museu da Paisagem, resulta de um trabalho continuado de Daniel Moreira e Rita Castro Neves através da caminhada e da observação de um lugar na Peneda-Gerês.
“Em alta montanha portuguesa, na aldeia de Vila Boa, tornámos Bouça Fria no nosso centro, centro desviado a que se chega por caminho de pé posto. Território transfronteiriço de transumância agro-pastoril, tão belo quanto duro, são daqui o carvalho, a giesta, a urze e a carqueja, e formas construtivas e organizativas ancestrais – como a do cortelho, dos muros de pedra em junta seca, das mariolas, dos socalcos, da cobertura em colmo e da meda de palha.”