Desenrolar o fio
Sessão educativa
Para que os mais jovens valorizem a paisagem que habitam, o Museu da Paisagem trabalhou em conjunto com o IMAGINATURE 2019 - VI Festival de Fotografia de Paisagem numa ação de sensibilização para a importância de paisagens saudáveis e equilibradas.
Numa manhã inteiramente dedicada ao alunos das escolas de Manteigas, a equipa do Museu da Paisagem trabalhou o mote: o fio que entrelaça todos os elementos naturais e humanos que constituem a paisagem, em particular a paisagem desta região.
A sessão com alunos do 7°ao 9° ano começou com um convite para subiram ao palco e criarem uma paisagem saudável usando como metáfora um novelo de lã.
Para os alunos do ensino secundário, a sessão centrou-se nos elementos da paisagem que tornam a Serra da Estrela um lugar sem igual.
O rio Zêzere, as espécies raras como o merlo d'água ou a flora ao longo do Vale Glaciar são marcas distintivas da Paisagem de Manteigas que merecem ser preservadas e divulgadas.
A gastronomia também é um dos pontos fortes da Paisagem de Manteigas. Na apresentação do Museu da Paisagem apelou-se a que cada um saia para a rua e registe a paisagem de uma forma multissensorial. E sim, o paladar também conta! São muitas as paisagens comestíveis na zona da Serra da Estrela. As famosas trutas, os queijos irresistíveis ou a saborosa feijoca são facilmente acessíveis no comércio local e já fazem parte do menu de alguns restaurantes.