Apresentação do livro “Paisagens Transgénicas”, de Álvaro Domingues. PAISAGENS TRANSGÉNICAS é uma edição do Museu da Paisagem, realizada com o apoio da Ci.CLO no âmbito da Bienal’21 Fotografia do Porto, onde se apresentaram três exposições homónimas (no edifício dos Paços do Concelho, na Galeria Triplex e no website do Museu da Paisagem). Edifício dos Paços do Concelho da Câmara Municipal do Porto. Maio de 2021.

A fotografia de Álvaro Domingues revela-nos o seu olhar de geógrafo, de um observador atento à face visível da transformação dos territórios. Documenta a paisagem que nos fala do que somos e dos espaços que habitamos. Os seus registos destacam um espaço urbano que resulta de um processo contínuo e que contraria a ideia de fixidez do lugar. Num tempo em que a transformação avança a uma velocidade avassaladora, por força do poder da ciência e da tecnologia, o registo e a reflexão que nos propõe são tudo menos serenos. As suas fotografias interpelam o nosso entendimento sobre a paisagem e sobre o tempo que vivemos.

 

PAISAGENS TRANSGÉNICAS interroga o sentido da paisagem enquanto código de reconhecimento do território, propondo a transferência do conceito biológico de organismo geneticamente modificado, expondo assim a natureza compósita dos elementos de que a paisagem se faz, as suas diferentes origens, linhagens, o modo como se associam em corpos distintos, instáveis, cruzados. Deslocada da ordem "natural" das coisas, a paisagem transforma-se num dispositivo estético e político que interroga a mudança e também as inquietações de quem olha e atribui sentidos vários e dissonantes sobre o modo como vemos o mundo.