O livro "Ler a Paisagem: Território Tejo" resulta do registo em texto e imagem de várias leituras de paisagem recolhidas ao longo dos oito itinerários que percorrem a bacia hidrográfica do Tejo. Pretende-se com esta partilha proporcionar ao leitor um outro olhar sobre a paisagem deste território, facultando novas perspectivas que possam enriquecer e complementar a sua leitura e interpretação. Estas leituras dependeram de um conjunto de fatores, alguns deles irrepetíveis, como a experiência de cada autor, os imprevistos e encontros de cada viagem, a época do ano ou condições climatéricas, pelo que poderão, como é óbvio, não corresponder à experiência do leitor. Este contraste também será útil para uma leitura mais completa da paisagem, permitindo constatar que as paisagens são vivas e estão em permanente transformação. 

Para cada ponto, para além das leituras escritas e fotográficas, há também propostas de exploração de paisagem, referência a algumas singularidades e sugestões de outros locais de visita nas proximidades.

Não se pretende com este livro fornecer apenas um conjunto de factos e informação técnica, mas sim acompanhar o leitor ao longo de uma viagem, na qual se partilham experiências, sensações, pensamentos e interpretações de paisagem. Sugerimos que o leitor vá também fazendo os seus registos e que em cima destes itinerários construa novas leituras.

 

03.05.2019

Escola Superior de Comunicação Social